A governadora Celina Leão assinou, neste domingo (28), o licenciamento ambiental e a ordem de serviço para o asfaltamento da Gleba 4 – Vista Bela, em Ceilândia. A intervenção prevê a pavimentação, restauração e o encascalhamento de aproximadamente 1,5 km da Rua Rural 1, o que trará mais segurança, melhor trafegabilidade e o fim dos transtornos causados pela poeira no período de seca e pela lama durante as chuvas.
“Fizemos uma reunião no Palácio do Buriti com várias lideranças, que apresentaram suas reivindicações. No dia seguinte, determinei uma visita técnica de todos os nossos secretários, levantamos as demandas e, em menos de 15 dias, já estamos assinando a ordem de serviço. Também destravamos as licenças ambientais necessárias para resolver esse problema”, explica a chefe do Executivo.
Segundo Celina Leão, o governo está em ritmo acelerado, entregando as soluções com rapidez. “E aqui não é só o asfalto: estamos implantando mais de 18 quilômetros de iluminação pública, levando água regularizada e desenvolvendo diversas outras ações. Também definimos uma área para construir uma Unidade Básica de Saúde (UBS)”, concluiu.
A intervenção tem caráter de manutenção e, por ocorrer em uma via já consolidada, sem abertura de novos traçados ou supressão de vegetação nativa fora de Áreas de Preservação Permanente (APP), recebeu do Instituto Brasília Ambiental a Dispensa de Licenciamento Ambiental, em razão do baixo impacto ecológico da obra.
O presidente do Brasília Ambiental, Gutemberg Gomes, explicou que a análise para a autorização de obras considera os impactos ambientais em todo o Distrito Federal. Segundo ele, no caso do Vista Bela, a intervenção é de baixo impacto ambiental, o que permitiu agilizar a emissão da licença. “Não faz sentido segurar uma autorização ambiental quando isso acaba prejudicando a sociedade. Aqui, trata-se de uma melhoria na pavimentação. Estamos trabalhando para reduzir a burocracia e acelerar as entregas para a população”, afirmou.
O gestor também destacou a publicação de um decreto sobre compensação florestal durante a agenda na QNR 6. “Todo impacto causado ao meio ambiente precisa ser compensado. Esse decreto estabelece critérios para que a compensação ambiental seja realizada em todas as obras de infraestrutura. Aqui, especificamente, trata-se de uma melhoria na pavimentação, com baixo impacto ambiental, e a sociedade merece esse investimento”, concluiu.
Segundo o presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais do Incra 9, Robson da Silva, a pavimentação vai melhorar a qualidade de vida da comunidade e facilitar o trabalho dos produtores rurais. “No período de chuva, enfrentamos muita lama. Na seca, é essa poeira que todo mundo vê, o que dificulta muito a locomoção dos moradores. Além disso, esta é uma região de produtores rurais, integrante do Cinturão Verde de Brasília. Com a pavimentação, será muito mais fácil escoar a produção, transportar as mercadorias e levá-las aos pontos de comercialização. É uma melhoria que beneficia toda a comunidade”, afirmou.
Moradora do condomínio Vista Bela, que já conta com parte das vias pavimentadas, a servidora pública Ludmilla Duarte, 45 anos, lembra das dificuldades enfrentadas antes da chegada do asfalto, especialmente por causa da poeira e dos impactos na saúde da população. “A maioria das crianças desenvolveu asma ou bronquite por causa da poeira. A gente saía para trabalhar e precisava levar o sapato em uma sacolinha para calçar só quando chegava ao serviço, porque era insuportável. Nos meses de seca, com vento forte, a situação era muito difícil e o posto de saúde vivia cheio de pessoas com problemas respiratórios”, relata.
Segundo Ludmilla, o trecho já pavimentado trouxe melhorias perceptíveis para a qualidade de vida dos moradores, e a expectativa é que os benefícios se estendam ao restante do condomínio com a conclusão das obras. “Vai ser muito bom. Eu trabalho em um posto de saúde e participo de um grupo de caminhada. Hoje não conseguimos fazer todo o percurso porque parte da via ainda não é asfaltada. Onde caminhamos atualmente é perigoso, pois há muito movimento de ônibus e carros. Com a pavimentação, teremos um trajeto mais seguro e poderemos ampliar o percurso do grupo”, afirma.
Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/w/governadora-autoriza-asfaltamento-da-gleba-4-bela-vista

