A marcha para reduzir o déficit habitacional em Goiás não para. Neste domingo (28/6), o governador Daniel Vilela entregou mais 85 moradias do Pra Ter Onde Morar – Casas a Custo Zero, em Urutaí e Cezarina. Os investimentos nestes municípios somam R$ 13,3 milhões e reforçam o programa como referência no Brasil, garantindo dignidade a famílias em situação de vulnerabilidade social, com entrega de escritura e sem cobrança futura.
No ato de entrega simbólica das chaves, Daniel destacou o cuidado com a qualidade do empreendimento. “Nós não podemos falar em ‘casinha’: é um condomínio social. É a garantia de que as obras sejam de excelência. Não existe mais ou menos. Nós não vamos fazer nada em Goiás se não for da melhor qualidade”, assegurou o chefe do Executivo goiano.
Daniel também falou sobre a bem-sucedida estratégia de expandir o programa para todas as regiões do estado.
“Assim, as famílias podem continuar morando em suas cidades, sem precisar se mudar para centros maiores em busca da casa própria, de um futuro melhor para os seus filhos. A gente quer que as pessoas mantenham as suas raízes, suas origens”, justificou o governador.
A importância da política social foi destacada pelo presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Juliano Mendes, que reforçou o compromisso em atender o maior número possível de famílias.
“Cada chave entregue simboliza a esperança de dias melhores, de mais estabilidade para as famílias e de mais tranquilidade para criar seus filhos com dignidade”, afirmou Mendes. “Estamos no caminho certo, com uma política pública humana, eficiente e transformadora”, acrescentou.
Em Urutaí, foram 55 moradias, com aporte de R$ 7,8 milhões do Tesouro estadual. O prefeito Alexandre Araújo destacou a parceria entre Estado e município. A prefeitura fornece os lotes e toda a infraestrutura necessária, enquanto o Governo de Goiás realiza a construção das residências.
“Urutaí agradece por ver essas famílias recebendo a bênção de uma casa. A felicidade no rosto dessas pessoas paga todo o trabalho que a gente tem”, declarou o gestor municipal.
Já em Cezarina, foram entregues 30 casas, com investimento da ordem de R$ 5,5 milhões. “Cada um de vocês tem agora a oportunidade de criar seus filhos, netos e sobrinhos nelas. Vocês foram escolhidos da melhor maneira possível, com a maior justiça do mundo”, frisou o prefeito Valtenir Gonçalves.
“É uma alegria muito grande para nós, da Agehab, fazer parte do sonho de cada um de vocês. Sei que esse momento foi muito sonhado”, afirmou o vice-presidente da agência, Lucas Gouveia.
Contemplada com uma das casas em Urutaí, Fabiana de Deus, de 45 anos, comemorou a nova casa.
“Eu pago aluguel, e inclusive estava atrasado. Tive que sair do emprego, porque minha mãe ficou doente, infelizmente vai fazer um mês que ela faleceu e eu fiquei desempregada. Estava passando muita dificuldade, vivendo de doação de cesta básica, mas agora Deus me honrou com essa casa”, relatou a moradora, mãe de quatro filhos.
Já em Cezarina, Simone Vieira dos Santos, autônoma, 49 anos, vai dividir a residência com a filha, Áquila Joviana, de 9 anos. Ela, que morou de aluguel a vida toda, ficou muito emocionada e agradecida por conquistar a moradia própria.
“É a realização de um sonho. Hoje eu tenho um lugar que eu posso falar que é meu. Estou muito emocionada mesmo, porque tem que confiar e acreditar que Deus, um dia, nos dá a bênção de sair da luta, do sufoco, e nos dá a vitória de ter nosso castelo”, comemorou.
Fonte: https://agencia.go.gov.br/85-familias-de-urutai-e-cezarina-realizam-sonho-da-casa-propria/

