Com a classificação da Seleção Brasileira para a fase mata-mata da Copa do Mundo de 2026, o Governo do Distrito Federal (GDF) decretará ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), dia em que o Brasil entra em campo às 14h. A medida foi anunciada pela governadora Celina Leão nesta quinta-feira (25) e será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
A decisão vale para os órgãos da administração pública, com exceção dos serviços considerados essenciais, como saúde, segurança pública, limpeza urbana e demais atividades que não podem ser interrompidas.
Segundo a governadora, a medida leva em consideração principalmente os impactos no trânsito e na mobilidade urbana observados durante os últimos jogos da seleção. “Pessoal, decisão importante foi tomada aqui hoje: nós vamos decretar na segunda-feira ponto facultativo. Eu havia soltado um decreto liberando o servidor público três horas antes de cada jogo, mas na segunda-feira o jogo começa às duas horas da tarde”, afirmou Celina Leão.
A chefe do Executivo destacou que a dinâmica da cidade durante as partidas justificou a mudança na regra anteriormente adotada pelo governo, que previa a liberação dos servidores três horas antes do início dos jogos.
“Não justifica a pessoa chegar, ficar três horas aqui no serviço público e sair correndo para pegar mais três horas de trânsito, sendo que o jogo será às duas horas”
“No último jogo, a cidade parou, as pessoas ficaram de três até quatro horas presas no trânsito. Não justifica a pessoa chegar, ficar três horas aqui no serviço público e sair correndo para pegar mais três horas de trânsito, sendo que o jogo será às duas horas”, explicou.
O Brasil volta a campo na segunda-feira, às 14h (horário de Brasília), pela fase eliminatória da Copa do Mundo. O adversário da seleção será o segundo colocado do Grupo F, ainda em definição.
Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/w/governadora-decreta-ponto-facultativo-na-segunda-feira

