Pesquisar

GDPR Compliance

We use cookies to ensure you get the best experience on our website. By continuing to use our site, you accept our use of cookies, Privacy Policy, and Terms of Service.

DUBBOX

Governadora inaugura pavimentação da DF-205 na Fercal

Mais mobilidade para a população da Fercal: a governadora Celina Leão inaugurou, nesta sexta-feira (26), a pavimentação de 2,7 km da DF-205 Oeste, na região do Catingueiro, que beneficia mais de 10 mil pessoas diariamente. Na ocasião, a chefe do Executivo assinou a ordem de serviço para a pavimentação da DF-326, na comunidade Lobeiral, com investimento previsto de R$ 2 milhões, e a reforma do Centro Comunitário do Alto Bela Vista.

As intervenções integram o conjunto de investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF) para fortalecer a infraestrutura das áreas rurais, facilitar o acesso às comunidades, às escolas e ao escoamento da produção agrícola. “São entregas relevantes, principalmente as obras nas proximidades da escola, que são fundamentais para nós, pois garantem mais dignidade para que crianças e profissionais da educação possam chegar ao local com segurança e melhores condições”, ressaltou a governadora.

 
O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur, destacou a importância das obras de pavimentação para o desenvolvimento da região, que reúne comunidades rurais e grandes indústrias de cimento. “Estamos praticamente a 50 quilômetros do centro da capital, em uma área rural e industrial. Entregamos 2,7 km pavimentados e, quando toda a ligação até Brazlândia estiver pronta, conseguiremos retirar boa parte dos caminhões que hoje passam pelo centro de Brasília”, afirmou.

O trecho inaugurado contemplou serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, além de ciclovia, com investimento de mais de R$ 5,6 milhões. Segundo o presidente, a obra avança de forma gradual. “É uma obra cara e grande, mas estamos fazendo de pedacinho em pedacinho. A cada dois quilômetros, atendemos comunidades rurais e avançamos nessa importante ligação entre as regiões Norte e Oeste do Distrito Federal”, explicou Nacfur.

“Entregamos 2,7 km pavimentados e, quando toda a ligação até Brazlândia estiver pronta, conseguiremos retirar boa parte dos caminhões que hoje passam pelo centro de Brasília”

Impacto

Com investimento de R$ 2 milhões, a pavimentação de outra via, a DF-326, atenderá equipamentos públicos essenciais para a população: a Unidade Básica de Saúde (UBS) da região, o Centro de Ensino Fundamental Queima Lençol e a Escola Classe Lobeiral. A obra contempla 1,7 km da via, incluindo os serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, com recursos e maquinários do DER-DF.

A pavimentação da estrada era aguardada há anos pela comunidade do Lobeiral. A diretora da Escola Classe Lobeiral, Samira Santana, afirma que a obra vai impactar diretamente a rotina dos 230 alunos da educação infantil e do ensino fundamental recebidos na unidade. “Hoje atendemos crianças que moram próximo da escola, mas também de comunidades mais distantes, como Engenho Velho e Queima Lençol. Todas dependem do transporte escolar, então a pavimentação vai ser muito importante para elas”, conta a diretora, que revela que os alunos já perceberam as mudanças da DF-205. “Algumas crianças já passaram pela DF-205, que foi pavimentada, e acharam excelente. Agora elas esperam o mesmo aqui.”

 

Quem também comemora a autorização da obra é a artesã Aline Amaral, 36, que mora na comunidade desde que nasceu. Ela reforçou o benefício para a saúde e segurança dos moradores. “Tem muita poeira. Os carros passam o tempo todo e mal dá para enxergar a estrada. É muito ruim, prejudica a nossa saúde, a garganta fica ardendo por causa da poeira e a gente acaba adoecendo”, comentou Aline, que também costuma utiliza a DF-205. “Lá melhorou muito. Acabou boa parte da poeira, os carros passam com tranquilidade e não tem mais aqueles buracos. É essa melhora que a gente espera para a DF-326.”

Ponto de convivência

Com a autorização para reforma, o Centro Comunitário do Alto Bela Vista deve voltar a ser um ponto de encontro para a comunidade da região. O espaço foi construído há mais de uma década pelos próprios moradores, mas acabou abandonado ao longo dos anos. Neste ano, a comunidade doou o equipamento para a Administração Regional da cidade, que vai contratar empresa especializada para executar a reforma.

A transferência do Centro Comunitário do Alto Bela Vista para a Administração Regional da Fercal foi oficializada por meio do Diário Oficial do Distrito Federal, publicado em 6 de maio deste ano. Após a incorporação do imóvel ao patrimônio público, a Administração elaborou o projeto de reforma e iniciou o processo de contratação da empresa especializada para execução dos serviços. Localizado no KM 12 da DF 150, o centro comunitário vai voltar a ser palco de reuniões, cursos, oficinas, atividades culturais e ações voltadas ao fortalecimento da comunidade Alto Bela Vista.

Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/w/governadora-inaugura-pavimentacao-da-df-205-na-fercal

Prev Article
Salão Nacional de Arte Contemporânea de Goiás seleciona 30 artistas para exposição em Goiânia
Next Article
Aberto chamamento público para gestão do Serviço Veterinário Público do DF

Postagens relacionadas: